terça-feira, 20 de setembro de 2005

Vamos a comer

Nos primeiros dias estranhei um bocadillo a comida… Pudera, quem está habituado à nossa gastronomia não vê com bons olhos a comida espanhola, mas há sempre boas surpresas.
Descobrindo-se as tapas todo e qualquer português fica contente, e na Andaluzia são sem dúvida fabulosas.

Em Almonte, já referida no artigo sobre el Rocio, encontrei um restaurante delicioso que recomendo a todos. Chama-se Mesón El Tamborilero com o slogan “Selecta cocina casera” e é bem verdade. Escondido numa das ruas pintadas de branco e azul, é um local muito simpático e acolhedor, e pelo que me disseram é uma espécie de local tradicional na região, já em extinção, o que é pena.

Quinze minutos à espera de mesa e o camarero diz-me que já posso escolher. Fico à espera da lista e nem sombra dela. Leva-me e ao meu companheiro andaluz até à cozinha e o cozinheiro, dono do estabelecimento, mostra uma parafernália de pratos semeados em panelas, tachos, fornos, travessas enquanto vai descrevendo em andaluz cerradíssimo.

Júan, o meu guia diz-lhe que sou português para ele falar mais devagar. A resposta foi um aperto de mão à homem e “qué te voy a preparar algo especial”.
Vamos lá para a mesa. Como entrada feijão branco com presunto pata negra e como segundo duas postas de peixe fresco com molhos divinais, e o mesmo para o Juán. Simplesmente divinal. Um dos peixes era atum e o outro não me lembro do nome, paciência. Preço com duas cervejas cada um:
€22.60

Voltei lá com o meu companheiro português por volta da meia-noite. O senhor Rosendo fez uma festa quando me viu e perguntou se queria comer. À anuência disse sentem-se. Foi o que fizemos e um minuto depois tínhamos uma posta de bacalhau fresco com bechamel, lombo com um molho indecifrável e uma garrafa de Rioja. Sem questões e uma palmada nas costas lá nos deliciamos. Tudo muito bom, volto lá concerteza.

Em Gerena duas surpresas fenomenais. Salvi e La Laguna, dois tascos manhosos que servem comida fabulosa a preços muito em conta.
No Salvi destacam-se o Filet de Buey, qual picanha qual quê, e o Solomillo al whisky, carnes fabulosas que dão vontade de repetir.

La Laguna… Salmorejo, uma sopa fria muito bem ralada, com um prato ao lado com ovo picado e presunto pata negra para misturar, de comer e chorar por mais. E porque não seguir o exemplo dos nuestros hermanos e meter uns picos ao barulho (tostas de todas as formas e feitios, até nos desafiam a tentar comer todos os existentes no mercado, é virtualmente impossível!).

Aliño, ai a minha perdição! Tomate, pimento verde, cebola, tudo muito picadinho, como se fosse cebola, regado com azeite e vinagre e com uma pitada de pimenta preta, levando o nome do último elemento: pulpo, pollo, huevas de merluza, you name it. É simplesmente delicioso e refrescante!!!

9 comentários:

noasfalto disse...

Não fizeste mais nada? Só comer???

Rica vida, sim senhor.

Desculpa, rico trabalho!!! :)

kiko disse...

Que maravilha... merece uma peregrinação esse tal restaurante! Para além do trabalho, é bom desenvolvermos afinidades com a região, já partilhá-la, é de uma generosidade que só poderia vir de ti! Continuas igual, à volta... Abraços apertados com saudades!

Poor disse...

e quando é que cozinhas para a malta?:)

Freddy disse...

Ao pé da hora de jantar ainda fiquei com mais fome...
E gaspacho, provaste?

Abraço da Zona Franca

Hugo Brito disse...

Bem, que inveja!


Te gusto el pollo, chibato!? O galo de Barcelos é muito melhor!!! carago

Bulbucus Íbis disse...

Agora que ia deitar-me fiquei cá com uns apetites...

Humor Negro disse...

Um gajo que vai para um sítio qualquer e só fala de comida é cá dos meus. Não é que eu seja um rapaz de me alambazar alarvemente, mas a comida para mim é algo que me diz muito de quem a faz.
Esta tendência de observar os mamíferos estende-se também à gastronomia... e a gastronomia da zona circundante ao Rocío é uma coisinha mesmo jeitosa. ;-)

Sukie disse...

Hummm

Pedro Estácio disse...

Já estou com água na boca...

Rica descrição e ficam as referencias...