terça-feira, 10 de outubro de 2006

Bom português

S5031952

Em que estadinho está a nossa língua!

Estava sossegado a ver as notícias nesse lindo canal que é a SIC, quando me deparo com uma bordoada no português que me deixou de boca aberta a descarregar impropérios.

Podia tratar-se de uma gralha, mas bem vistas as coisas...

Ora bem, estou para aqui a falar mas não desenvolvo.

A menina Conceição Lino, que admiro, não tem culpa do que o operador de teletexto escreve, e o que sucedeu é que onde se lê "Doente terminal defende eutanásia" lia-se uns segundos antes "Doente terminal defende autanásia" (!).

Mas que raio é isto? O que é a autanásia?!

Só tive pena de não ter sido lesto com a máquina fotográfica e apanhado a "gralha" a tempo.

6 comentários:

noasfalto disse...

Autanásia é uma gaja alta (auta) algures na China. Daí o auta-na-ásia, que escrito em bom português é autanásia.
Ou seja deverá ler-se "Doente terminal defende uma(s) gaja(s) alta na China". O que nos leva a crer que o doente terminal é...advogado. Advogado este que defende, pelos vistos, uma prostituta (provavelmente alemã ou sueca ou inglesa) que dá o corpinho ao manifesto na Ásia!!!

Outa explicação será "Advogado (doente, ladrão, chamai o que quiseres) (no) terminal (do aeroporto e pronto para embarcar) defende "eu tou na ásia". O que obviamente está errado, porque ele deve estar em Portugal...Mas de advogados já espero tudo.


Seu inculto, tens que ler nas entrelinhas.

Maria João Resende disse...

São tantas, tantas gralhas por esses telejornais fora que muitas vezes chego a pôr em dúvida o meu saber! E triste mesmo é perceber que não são gralhas nascidas de dedos que cruzam os teclados com excessiva rapidez, mas sim fruto de pura, simples e desavergonhada ignorância.
Sinais dos tempos? Talvez! Em certas alturas sinto-me como a minha avó, que ainda tinha de travar a mão para não escrever certos 'ph' em vez de 'f'!

Já agora, adorei o comment do 'noasfalto'. Uma história destas por gralha encontrada, e tens um livro pronto em menos de um mês e meio!

Miguel de Terceleiros disse...

Asfaltoso:

Obrigado pela axplicação.
Vem ajas!

Optimist:

Hora Phodasse

Anónimo disse...

é a mesma coisa mas com sotaque de lisboa, ou nunca os ouviste a dizer lai em vez de lei?

Anónimo disse...

Eutanásia é um procedimento médico, de interrupção da vida em doente terminal.

Autanásia ou Autotanásia é a interrupção da vida, mas do próprio paciente e não de um profissional da área de saúde.

Vilaça disse...

É óbvio que foi uma gralha. Mas o curioso é que o termo autanásia (ou também autotanásia) existe e significa morte por si mesma, correspondendo assim ao conceito de ortotanásia.