quinta-feira, 7 de julho de 2005

Cinzas

S. Tomé de Covelas - Douro

Um amigo do coração e da alma levou-me, à cerca de um mês, a visitar este sítio fantástico. Fiquei apaixonado e com o convite de lá voltar fiquei-me pela intenção.
Para grande pena minha, ontem, a margem esquerda ardeu e todo o verde que se vê foi sustituído pelo preto da cinza.

Por favor tenham atenção com as atitudes passíveis de provocar incêndios ou então vamos lembrar-nos destes paraísos só pelas fotografias.

10 comentários:

kiko disse...

Sabes, o poder do fogo é tal que leva memórias inesquecíveis de momentos fantásticos passados com pessoas que amamos e que por motivos cíclicos já cá não estão para fazer redescobrir as boas memórias passadas... É um misto de tristeza e indignação por não vermos um culpado para o que aconteceu... É um misto de nostalgia e profundo pesar pelo cinzentismo de terras que foram verdes e prósperas... É um misto de vontade de gritar e chorar que se apodera de nós... é uma revolta interna que nos revolve as entranhas a tal ponto que não nos deixa sequer espaço para proferirmos uma palavra sobre tal! É como perder uma pessoa, perder as referências que o lume consegue apagar... É ter sede de reviver, não havendo sequer o pano de fundo que nos confortava por não podermos voltar sentir a alegria que sentimos. Abraço

Anónimo disse...

Miguel
O que dizes é tão profundo e real,que todos nós devíamos parar para pensar um pouco e perguntar:porque é que se destroi um bem tão precioso ? incúria? negligencia? interesses ? malvadez?
E que fazemos nós para evitar estas tragédias?

armando s. sousa disse...

Os incêndios estão a destruir a paisagem portuguesa, incluindo reservas naturais e patrimónios da humanidade. Se realmente não se fizer mais do que se tem feito esta calamidade é bem capaz de criar mossas irreversíveis a nível ecológico e destruir o país económicamente.
Um abraço.
PS. Excelente fotografia.

Poor disse...

sentimos todos muito kiko!ânimo!

Freddy disse...

Nada de assar chouriços por aí, óbiram???

Abraço da Zona Franca

Miguel de Terceleiros disse...

Quiosk: o Fogo bem pode tentar mas há coisas que nunca irá apagar. Esperemos por melhores dias em que tudo esteja verede e assim possa continuar.

Adriano: tudo o que dizes é muito certo, por isso temos que ser nós a tentar sensibilizar as pessoas para evitar gestos tão simples como atirar um cigarro pela janela fora.

Miguel de Terceleiros disse...

Ana: é triste mas é verdade, era apanhar algum dos gajos que fazem isto e fazer-lhes cócegas até à morte!
Amie: assino por baixo.
Freddy: sim os pic nic's, chouriços e frangos e outros que tal (por acso estou a ficar com fome).

Miguel de Terceleiros disse...

Armando: passa tudo pela sensibilização das pessoas e da organização e fundos para a protecção civil e bombeiros.

P.s. obrigado pelo elogio

Anónimo disse...

O grande problema do fogo foi ser descoberto.

Miguel de Terceleiros disse...

Amigo hugo, um abraço
Miguel de Terceleiros