quarta-feira, 27 de julho de 2005

Vilarejo de Muçulmanos


Prontos para a peleja!

Ano da graça de nosso senhor Jesus Cristo de dois mil e cinco. A Reconquista continua.
Não obstante os esforços de alguns cavaleiros deste mui nobre Reino de Portugal e dos Algarves, ainda há focos de resistência da mouraria nas coutadas a Norte do território. Sabei pois, Sua Alteza Sereníssima, que almejaremos mais uma vez, neste sagrado ano, reconquistar aquela parcela, nomenclada como Vilarejo de Muçulmanos, para completar as Vossas posses.
Não deveis ignorar que o valoroso cavaleiro António Barge, tentou nos longínquos anos de mil novecentos e sessenta e sete e mil novecentos e setenta e um, conquistar os infiéis, sendo no entanto os seus esforços infrutíferos.
Sabei mais, as campanhas foram objecto de tentativas de sabotagem pela espionagem de Marcelo Caetano “O Usurpador”, pelas mãos da temível PIDE. Não fosse a preciosa colaboração do comandante das milícias locais e do Governador da comarca anexa e tudo estaria perdido.

No ano de mil novecentos e oitenta e dois, quando os infiéis pareciam desorganizados, organizou-se uma incursão com resultados nos antípodas do ideal. De facto, a mourama reforçara-se com mercenários estrangeiros, destacando-se a encarniçada resistência dos frígios U II, dos saxões Homens Coelho, liderados pelo cavaleiro Eco, e o dissidente das nossas fileiras, António Vitorino de Almeida, “O Maestro”.
Para aumentar a desvantagem os infantes estavam fornecidos de ervas que lhes davam forças adicionais, concerteza as usadas pelo “Velho da Montanha” para controlar os seus “assassinos”. Perante esta conjuntura batemos em retirada.

Vossa alteza: no ano de Nosso Senhor de mil novecentos e noventa e seis começou a peleja que é agora epitetada de “Guerra dos X anos”.
As campanhas anuais de nada servem, as nossas tropas vão moralizadas, mas existe sempre um qualquer devaneio do inimigo que nos deixa em desvantagem.

A falta de mantimentos é um dos problemas basilares que deita a perder as campanhas, só podendo o nosso exército manter o assédio por não mais de quatro noites.
Todos os anos reforçam os infiéis as suas hostes, com novas armas e elementos, apanhando os nossos sempre de surpresa.
O recrutamento e o aprovisionamento estão concluídos e só nos resta calcorrear a estrada real que nos levará ao destino, se Deus Nosso Senhor assim o quiser.

Permitai que Vos diga, com estas parcas palavras e humilde opinião, que esta será mais uma batalha perdida, mas os homens estão dispostos a servir Vossa Alteza até às últimas consequências.
Quando os Vossos iluminados olhos passearem por esta missiva, já lá estaremos a pelejar a mouraria.

A escreeveu
Miguel de Terceleiros
Para saber mais:
Blitz 26 Julho - edição papel

12 comentários:

Poor disse...

criatividade ao seu melhor nível!
grande xafurdice a dos festivais de verão!oxalá sua senhoria regresse intacto de tamanha missão!
A alteza (ai que arrogante) não se pode dar ao luxo de perder o adido cultural!

kiko disse...

Que maravilha... digna de ti vitorioso Terceleiros de gráços olhos! Não olvideis da necessidade de vos fazerdes representar condignamente! Lutai por nós, pobres de espírito que pelejaremos noutras andanças para aprouver sua alteza sereníssima el-rei d. Mentecapto Purfídio!
E lembrai-vos, nobre senhor, não percais jamais um pé que seja de terreno, pois a vossa persistência será devidamente recompensada pela memória, se deus nosso senhor o quiser e os homens viis o permitirem!

Humor Negro disse...

Tu vai-te a eles como se não houvesse amanhã!

Sukie disse...

Eia! Eu ainda tou a pensar se vou lá pá dita xafurda. É que tenho que pensar na organização do meu Agosto (eheh). Bem, diverte-te bastante e quem sabe aindo nos "vê-mos" por lá..

Anónimo disse...

Gnarl. yupiiiiiiii. squick.

Anónimo disse...

Your bravery will be written on the wall of braves, next to mine!

Periférico disse...

Miguel de Terceleiros, ou Miguel de Festivaleiros? ;-) Força para batalha e não te esqueças depois de escrever no teu moleskine algumas crónicas festivaleiras.

Um abraço

Anónimo disse...

Vamos a êles!....E vamos chamar e gritar pela Elsa.
Falando a sério.o que se passa no Ermal só visto.Um paraiso natural todo destruido!

Sara MM disse...

...Falta de mantimentos?!?!?! Liquidos e amarelos, deixa-me adivinhar... :oD
BJs
PS- e também tereis Batalhas lá por Paredes de Coura!?
PS2- nao vale a pena ilugiar o texto, pois não?

Sara MM disse...

(entreparentesis: ó Adriano, tu afinal blogas óquê?! adonde?!)

E desculpa lá Terceleiros fazer de ti mensajeiro :o|

Anónimo disse...

Saramm
Bôa observação
É preciso ter calma.
bjs

Anónimo disse...

Vai ser bonito, vai! Vais-me esgotar!